A ganância assume duas formas muito diferentes: riqueza e assistencialismo

“Nunca entendi por que é ‘ganância’ querer ficar com o dinheiro que você ganhou, mas não é ganância querer pegar o dinheiro de outra pessoa.”

Thomas Sowell

A ganância assume várias formas: alguns são gananciosos por acumular riqueza e bens. Outros são preguiçosos e esperam que os outros os sustentem.

Thomas Sowell é afro-americano, nasceu em 1930 e foi criado na pobreza, no gueto do Harlem. No entanto, conquistou vários diplomas, incluindo um PhD em Economia. Aos 95 anos, ele ainda é um economista respeitado e premiado, tendo ocupado cargos universitários e governamentais e escrito 45 livros.

Existem pessoas que realmente precisam de ajuda para sobreviver, mas vivemos em uma cultura em que alguns se dizem vítimas das circunstâncias, exigindo comida, roupas e moradia sem tentar se sustentar. Além disso, muitos filhos adultos, criados por pais trabalhadores, esperam que seus pais tornem suas vidas fáceis.

Deus diz:

“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens.”
Colossenses 3:23

“Se alguém não quer trabalhar, também não coma.”
2 Tessalonicenses 3:10

E Deus dá este forte aviso:

“Não vos enganeis: nem os imorais, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os que praticam a homossexualidade, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os trapaceiros herdarão o Reino de Deus.”
1 Coríntios 6:9–10

Aspectos importantes do nosso caráter são revelados em nossa atitude em relação ao trabalho, ao dinheiro e aos bens (Mateus 6:24), e também na nossa capacidade de reconhecer o verdadeiro tesouro (Mateus 6:19 e Mateus 12:34).

💲💲💲 ou ✞✞✞

Para mais reflexões bíblicas, veja 6 Princípios Bíblicos sobre Dinheiro e Posses e O Veneno do Direito Exigido 

Nota: Houve um tempo em que a maioria dos casais desejava ter filhos, mas as estatísticas mostram que muitos estão optando deliberadamente por não tê-los, pois os filhos interfeririam em seus objetivos financeiros, de lazer e de carreira. E hoje a maioria das mães trabalha fora de casa mesmo quando isso não é necessário. Muitos cristãos permitiram que a cultura desvalorizasse um papel que Deus valoriza (Tito 2:3–5).

“Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a soberba da vida — não procede do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.”
1 João 2:15–17

Notas de Amor na Bíblia

Usado com Permissão de 1-Minute Bible Love Notes 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um tipo diferente de adultério

Deus adverte contra a epicaricácia

Quando os Anjos Dizem Mentiras, Cultos são Formados