Se ignorarmos esse mandamento, teremos uma grande perda
Este domingo é o Dia das Mães no Brasil, e espero que os cristãos percebam que há um princípio bíblico por trás desse feriado secular.
À medida que nossa cultura entra em declínio moral, cresce o número de filhos adultos que cortam contato com seus pais. Existem, sim, razões válidas para restringir o contato com pais abusivos, viciados em drogas ou criminosos, mas esse não é o verdadeiro motivo por trás desse movimento.
Filhos adultos estão alegando que seus pais são “tóxicos” ou “inseguros”. Mas o que realmente querem dizer é que seus pais não correspondem aos seus padrões. Na maioria das vezes, esses filhos adultos são simplesmente rancorosos e ingratos, e se recusam a agir como adultos em seu relacionamento com os pais. Estão julgando seus pais sem antes julgarem a si mesmos, alegando que são “vítimas” (Mateus 7:1-5).
Provérbios 18:1 e 30:11-12 descrevem essa atitude.
Ensinamentos psicológicos sem fundamento bíblico incentivam esses afastamentos, e alguns até se apresentam como cristãos, mesmo contradizendo as Escrituras.
Cristãos nominais que cortam contato com os pais negam o poder e o propósito do mandamento de Deus de honrar pai e mãe (Efésios 6:2-3). Jesus afirma que essas pessoas adoram a Deus em vão (Mateus 15:1-9).
Elas escolhem ser “egoístas, avarentas, arrogantes, presunçosas, blasfemas, desobedientes aos pais, (1) ingratas, ímpias, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadoras, sem domínio próprio, cruéis, inimigas do bem, traidoras, inconsequentes, orgulhosas e mais amigas dos prazeres do que amigas de Deus — tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses também.” (2 Timóteo 3:1-5).
Portanto, vamos honrar a Deus honrando nossas mães (e pais)!
✞✞✞
(1) Isso não significa que filhos adultos devem obedecer às ordens de seus pais, mas oferece uma compreensão mais ampla do que significa honrar. Honrar é mais do que apenas respeitar, e requer uma atitude que reflita obediência, mesmo depois que a pessoa se torna adulta. Veja o artigo Dizendo “não” com respeito à autoridade.
Quando escrevo sobre a responsabilidade dos filhos de honrarem seus pais, muitas pessoas comentam dizendo como seus pais são terríveis e não merecem honra. Mas elas geralmente não descrevem situações de abuso — descrevem os pais como irritantes, rudes ou pouco afetuosos. Se achamos que Deus só quer que obedeçamos aos Seus mandamentos quando é fácil, precisamos decorar Romanos 12.
Notas de Amor na Bíblia
Usado com Permissão de 1-Minute Bible Love Notes
Comentários
Postar um comentário