Rute respeitava a amarga Noemi

 A história de Rute em Rute 1-4 é um tesouro de sabedoria para lidar com as dificuldades em nossas vidas. Rute superou as probabilidades e superou o preconceito étnico.

Ela também lidou biblicamente com uma sogra amarga.

Noemi ficou compreensivelmente triste após a morte de seu marido e filhos. Mas sua amargura a tornou egocêntrica e ingrata em relação a maravilhosa provisão de Deus. (Rute 1: 20-21).

O marido de Rute estava morto havia dez anos  e ela parecia infértil, (1) mas ela não cedeu à amargura, ao medo ou à autopiedade. E ela continuou a conceder graça, amor e respeito a amarga Noemi quando muitas noras teriam desistido.

Deus não ordena que os adultos “obedeçam” aos pais ou parentes por afinidade, mas geralmente Ele fala por meio deles. (2) Infelizmente, somos mais propensos a ignorar os mais velhos do que ouvi-los.

1 Pedro 5: 5: Vocês que são mais jovens, submetam-se aos mais velhos. Todos vocês, revistam-se de humildade uns para com os outros, porque, “Deus se opõe aos soberbos, mas mostra favor aos humildes” (3).

Este é um elemento importante na história de Rute: ela respeitou o conselho de sua imperfeita sogra e foi muito abençoada!

------------------

Notas:

(1) Estar casado por 10 anos e não ter filhos foi provavelmente devido à incapacidade de Rute de conceber. Por ser uma mulher infértil, suas chances de se casar novamente seriam baixas nessas culturas antigas, onde ter filhos era importante. Alguns estudiosos da Bíblia acreditam que o texto de Rute 4:13 implica que somente por meio de um milagre de Deus ela foi capaz de conceber após se casar com Boaz.

(2) Rute não obedece cegamente a Noemi

Rute ouviu primeiro e principalmente o Senhor, e é por isso que ela respeitosamente, mas firmemente, recusou o conselho de Noemi para retornar aos seus deuses pagãos (Rute 1: 1-18).

Rute poderia ter ignorado o conselho de Noemi daquele ponto em diante, presumindo que fosse simplesmente a visão de uma idosa amarga. Mas Rute não fez isso. Ela continuou a tratar Noemi com respeito, sabendo que o Senhor poderia orientá-la através dos conselhos de sua sogra. Muitos cristãos modernos cometem erros desnecessários e perdem bênçãos maravilhosas por julgar os mais velhos em vez de honrá-los. Mas isso não significa que devemos sempre concordar com seus conselhos.

(3) Deixe-me compartilhar um exemplo pessoal:

Eu era casada e tinha dois filhos adultos quando nos mudamos temporariamente de volta para minha cidade natal. Meu pai, um empreiteiro aposentado, achou que devíamos comprar um lote para que ele pudesse nos ajudar a construir uma casa. Sempre que ele mencionava isso, eu dizia que não tínhamos certeza de nosso futuro para fazer algo tão permanente.

Então, um dia, enquanto eu estava orando, senti o Senhor me convencer de que eu não estava tratando os conselhos de meu pai de maneira honrosa. Então, fui até meu pai, pedi desculpas por ignorar suas sugestões no passado e disse-lhe que meu marido e eu faríamos isso uma questão de oração.

Levamos uma semana para orar sinceramente sobre a situação e sentimos que o Senhor nos guiava a não construir. Então, fui até meu pai e disse-lhe que havíamos considerado seriamente seu conselho, mas sentimos que não era a vontade do Senhor para nós neste momento. Surpreendentemente, isso satisfez meu pai e ele desistiu de sugerir que construíssemos.

Honrar uma pessoa não significa necessariamente concordar com ela, mas significa ouvir e tratar seus conselhos com respeito.

Notas de Amor na Bíblia

Usado com Permissão de 1-Minute Bible Love Notes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ponto crucial do pecado: EU

Se alguém perguntar por que os cristãos são hipócritas, compartilhe estas 5 verdades

❤Celebre o Amor de Deus no Dia dos Namorados!!❤