Rute venceu o preconceito étnico


A história de Rute (Rute 1-4) oferece algumas lições maravilhosas. Ela permaneceu firme em sua fé contra grandes probabilidades (ver Rute venceu a disputa).

Ela também superou o preconceito étnico.

Moabe, a terra natal de Rute, era uma nação pagã e um inimigo de longa data do povo de Deus. (1)

Quando ela retornou a Judá com Noemi, Rute seria vista como uma gentia pagã com caráter questionável. (2)

Mas Rute manteve o foco na vontade de Deus, não no preconceito injusto, e ela se provou.

Quando Boaz conheceu Rute, ele já tinha ouvido falar sobre sua fé, sua bondade com Noemi e seu sacrifício em vir a Judá (Rute 2:11). Suas atitudes piedosas eram as "conversas sobre a cidade". Ela ficou conhecida como "uma mulher de caráter nobre" (Rute 3:11). Os amigos de Noemi pensavam que Rute era "melhor que sete filhos" (Rute 4: 14-15). (3)

Nem sempre conquistaremos nossos críticos, mas manteremos nossa alma saudável, concentrando-nos na vontade de Deus, não no preconceito (Colossenses 3:23).

Notas de rodapé:

(1) Os moabitas eram descendentes do filho nascido da relação incestuosa entre Ló e sua filha (Gênesis 19: 30-38).

Desde o início, os moabitas eram muito problemáticos, um problema constante para os israelitas. Quando os israelitas fugiram do Egito, os moabitas não lhes venderam água ou comida e se recusaram a deixá-los passar por suas terras (Deuteronômio 23: 3-4).

Durante o tempo dos juízes, os moabitas oprimiram repetidamente Israel (Juízes 3: 12-30; Juízes 11:17). 

(2) Os judeus foram ensinados a resistir a todo paganismo e foram proibidos de se casar com esposas pagãs e se misturar com pessoas pagãs. Mas Deus esperava que os estrangeiros crentes fossem tratados da mesma forma que os judeus: Levítico 19:34: "O estrangeiro que reside entre vocês deve ser tratado como seu nativo. Ame-os como a si mesmo, pois você era estrangeiro no Egito. Eu sou o SENHOR, seu Deus."

Infelizmente, os estrangeiros normalmente não eram aceitos dessa maneira, e Rute teria lidado com preconceito, suspeita e ceticismo porque era moabita.

(3) Rute entendeu o preconceito que enfrentava e respondeu com humildade. Quando Boaz a tratou favoravelmente em seu campo, ela se curvou com o rosto no chão. Ela perguntou: 'Por que eu achei tanto favor a seus olhos, a ponto de o senhor se importar comigo - uma estrangeira?'" (Rute 2:10 ) Boaz era um homem de Deus, e ele sabia que Rute havia abandonado seus deuses pagãos (Rute 2:12). Ele a tratou com o respeito exigido em Levítico 19:34.

Notas de Amor na Bíblia

Usado com Permissão de 1-Minute Bible Love Notes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ponto crucial do pecado: EU

Se alguém perguntar por que os cristãos são hipócritas, compartilhe estas 5 verdades

❤Celebre o Amor de Deus no Dia dos Namorados!!❤