Quando Não Concordamos com Outros Crentes

Você às vezes fica confusa com desentendimentos e conflitos entre cristãos? Os crentes não deveriam todos viver em harmonia?

Aplicar princípios bíblicos aos nossos relacionamentos certamente nos ajuda a conviver bem com as pessoas, especialmente com outros cristãos. Mas será que todos precisamos concordar uns com os outros?

Não.

Paulo e Barnabé, ambos grandes homens de Deus, tiveram um forte desentendimento sobre a participação de João Marcos na equipe, e seguiram caminhos diferentes (Atos 15:36-41).

João Marcos havia se mostrado infiel em uma viagem anterior, e Paulo não achava que ele fosse confiável. Mas Barnabé discordou firmemente.

Barnabé assumia projetos desafiadores de mentoria. Afinal, ele discipulou Paulo, o antigo perseguidor dos cristãos (Atos 9:26-27; 11:25-26; 1314). Paulo, por outro lado, discipulou Timóteo (Atos 16:1-5) e Tito (Tito 1), que pareciam mais cooperativos.

Então, quem estava errado nessa situação? Paulo? Barnabé? Ambos? Nenhum deles?

Não sabemos. Talvez Deus esteja nos mostrando que não precisamos concordar em tudo quanto aos métodos de ministério, porque Ele pode usar diferentes personalidades e métodos para cumprir Seus propósitos.

Não há nada nas Escrituras que fale sobre animosidade contínua entre Paulo, Barnabé e Marcos. E em 2 Timóteo 4:11, Paulo elogia João Marcos.

Lendo nas entrelinhas, encontramos situações semelhantes em biografias missionárias e em contextos ministeriais atuais.

Podemos não trabalhar bem com todas as pessoas, mas devemos “livrar-nos de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.” (Efésios 4:31-32)

Notas de Amor na Bíblia

Usado com Permissão de 1-Minute Bible Love Notes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um tipo diferente de adultério

Deus adverte contra a epicaricácia

Quando os Anjos Dizem Mentiras, Cultos são Formados