O contexto é essencial para evitar mentiras

 


É perigoso e enganoso tirar qualquer coisa do contexto.

Mas isso é feito o tempo todo para promover crenças falsas em nossa cultura. E é especialmente prejudicial quando isso é feito para deturpar uma passagem da Bíblia.

Por exemplo, alguém poderia citar "Nem só de pão viverá o homem" (1) e dizer que Jesus estava falando sobre uma dieta equilibrada.

Ou poderiam dizer que Jesus nos encoraja a ser irritantes porque Ele disse: "Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos insultarem" (2).

Esses não são exemplos reais, e você pode ver o quanto soam ridículos — mas os exemplos reais são igualmente absurdos.

Talvez o mais popular seja tirar o "Não julgueis" fora do contexto de Mateus 7:1-5, alegando que nunca devemos julgar.

Depois, há os defensores da autoestima que tiram uma frase da tradução da KJV de Provérbios 23:7, alegando que nos tornamos aquilo que pensamos, então devemos pensar muito bem de nós mesmos.

E o que dizer de todos os estudos bíblicos que usam Provérbios 22:6 para afirmar que os cristãos são responsáveis pelas escolhas de seus filhos adultos?

Há muitos outros exemplos, e todos têm em comum o fato de retirarem as Escrituras do contexto.
Se quisermos entender corretamente a Palavra de Deus e evitar ser enganados por meias-verdades, precisamos considerar o contexto da passagem e o contexto de tudo o que a Escritura ensina.

Tenho certeza de que você vai gostar do meu novo livro, Lies in Disguise (Mentiras Disfarçadas). Ele será lançado em outubro e traz explicações fáceis de entender sobre meias-verdades populares, para que possamos identificá-las e corrigi-las.

💙💙💙

(1) Mateus 4:4
(2) Mateus 5:11

Notas de Amor na Bíblia

Usado com Permissão de 1-Minute Bible Love Notes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você aceitou suborno contra o inocente?

A história por trás do hino popular "Conta as bênçãos"

A Oração Repetitiva é um Pecado?