Examinando uma Falsa Alegação sobre a Liderança Feminina
Em nossa discussão sobre os papéis da mulher, vamos olhar para 1 Timóteo 2 .
Neste capítulo sobre instruções para o culto, os versículos 11-12 dizem:
“A mulher deve aprender em silêncio, com toda a submissão. Não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade sobre o homem. Esteja, porém, em silêncio.”
Antes de explicarmos esse trecho biblicamente, vamos abordar a afirmação igualitária de que essa regra se aplicava apenas às mulheres de Éfeso (onde Timóteo liderava a igreja). Eles insistem que Paulo deu essa instrução — que contradiz outras Escrituras — porque a deusa pagã Ártemis havia influenciado os efésios a exaltar a liderança feminina.
Problemas com essa afirmação:
✔ Nada na redação dessa passagem indica que ela seja cultural ou temporária. Para sustentar essa crença igualitária, é necessário acreditar que o Deus onisciente inspirou Paulo a escrever algo que seria mal interpretado por toda a história da igreja.
✔ Paulo deu instruções semelhantes à igreja de Corinto, onde a adoração a Ártemis não era tão relevante quanto em Éfeso. E ele disse que suas instruções se aplicavam a “todas as congregações do povo do Senhor” (1 Coríntios 14:33-36).
✔ Li vários artigos sobre a cultura efésia, e a proeminência da liderança feminina só foi mencionada em artigos de viés igualitário.
✔ Os igualitários se contradizem. Em 1 Timóteo 2, afirmam que Paulo estava se opondo à cultura, e em 1 Coríntios 14, afirmam que ele estava se adaptando à cultura.
Mais sobre essa passagem na postagem da próxima sexta-feira.
Notas de Amor na Bíblia
Usado com Permissão de 1-Minute Bible Love Notes
Comentários
Postar um comentário