Halloween: celebração pagã ou diversão infantil?

 


🍁 Há 2000 anos, os antigos celtas e sacerdotes druidas celebravam o Samhain, vestindo-se como animais e monstros, pensando que isso impediria que os espíritos malignos os sequestrassem enquanto oravam pelos mortos.

🍁 À medida que o catolicismo se espalhava no século X, os celtas tentaram incorporar elementos do Samhain no Dia de Todos os Santos (All-Hallows Eve).(1)

🍁 Então, na Idade Média, o "souling" foi adicionado à celebração: ir de porta em porta, prometendo orar por parentes mortos em troca de doces. Eventualmente, as crianças iam de porta em porta pedindo presentes e comida.

🍁 No século XIX, um mito irlandês sobre o diabo levou à exibição de Jack-O-Lanterns, que supostamente assustavam os espíritos malignos.

🍁 Quando os imigrantes irlandeses trouxeram o Halloween para os Estados Unidos no século XX, ele foi marcado por “vandalismo, agressões físicas e atos esporádicos de violência”. (2)

Foi também quando a tradição de fantasias de Samhain foi revivida, e as decorações pagãs enfatizaram a morte, bruxas, fantasmas, gatos pretos, má sorte e truques.

O Halloween tem um tema maligno e banaliza espíritos malignos, bruxas e símbolos malignos, encorajando as crianças a vê-los como divertidos e fictícios. (3)

Quando lemos passagens do Antigo Testamento como Deuteronômio 18:10-12, percebemos que o paganismo sempre foi doentio e repugnante. Mas quanto mais nosso mundo rejeita as Escrituras, mais o paganismo prospera. É por isso que vemos um aumento na exibição de símbolos malignos no Halloween.

Você acha que o aviso em 2 Coríntios 6:14-18 se aplica ao Halloween? (4)

Se você se sente confortável em participar do Halloween, pelo menos use-o como uma forma de compartilhar Cristo. (5)

Meus pensamentos:

Tenho tido um sentimento desconfortável sobre o Halloween desde que me tornei cristão. Tentei justificá-lo às vezes, mas acabei impedindo meus filhos de participar. Eu simplesmente não conseguia me sentir confortável com o que ele representa. No entanto, se os cristãos evitassem símbolos e fantasias ocultistas e pagãs, sempre vi isso como uma "diferença permitida" de Romanos 14 entre os cristãos.

Mas senti vontade de escrever este aviso mais forte este ano porque estamos lidando com tanto comprometimento e mal em nossa cultura agora, e acho que é mais importante do que nunca que "saiamos deles e nos separemos".

Se tememos que nossos filhos não se "encaixem" com outras crianças se não puderem comemorar o Halloween, devemos perceber que se encaixar é a pior coisa que poderíamos querer para nossos filhos, e quanto mais cedo eles aprenderem sua necessidade de se opor às influências mundanas, melhor. 

Muitas pessoas tentaram vincular o Natal a feriados pagãos, embora o Natal tenha um nome cristão, seja sempre definido como o aniversário de Cristo e não se assemelhe diretamente a rituais antigos ou símbolos pagãos. Nem glorifica Satanás, bruxas ou demônios.

Se uma pessoa deseja não celebrar o Natal, esta é uma diferença genuína de Romanos 14 e devemos respeitar as escolhas uns dos outros, mesmo que discordemos. Mas, ao contrário do Natal, o Halloween mantém sua ênfase pagã, então eu o encorajo a orar sobre se Deus o envolveria. 

Notas de rodapé:

1- O Dia de Todos os Santos foi estabelecido para homenagear os santos centenas de anos antes das práticas celtas serem adicionadas, e o Dia de Todos os Santos manteve seu significado original. O Halloween é um feriado por si só.

2- O Halloween sempre foi associado a travessuras. Na verdade, nas décadas de 1970 e 1980, incendiários celebravam o feriado ateando fogo. Em 1984, Detroit teve mais de 800 incêndios perigosos acesos para esse propósito.

3- O Halloween é celebrado pelos wiccanos: "Wicca, a maior das religiões pagãs ou neopagãs modernas. Seus seguidores, que são chamados de wiccanos, geralmente se identificam como bruxas e se inspiram amplamente nas religiões pré-cristãs da Europa." 

4- 2 Coríntios 6:14-18: "Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos. Pois o que a justiça e a iniquidade têm em comum? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia há entre Cristo e Belial? Ou o que um crente tem em comum com um descrente? Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois nós somos o templo do Deus vivo. Como Deus disse: “Habitarei com eles e andarei entre eles, e serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” Portanto, “Saiam deles e se separem, diz o Senhor. Não toquem em nada impuro, e eu os receberei.” E, “Eu serei um Pai para vocês, e vocês serão meus filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.”

5- O ministério Living Waters vende folhetos para distribuir a pessoas que pedem doces ou travessuras. Por exemplo: Albert Brainstein e Curved Illusion. Eles também vendem outro folheto com uma abóbora de Halloween, mas eu não recomendo usar símbolos do Halloween para compartilhar o evangelho.

Notas de Amor na Bíblia

Usado com Permissão de 1-Minute Bible Love Notes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As cartas de Paulo são difíceis de entender?

O ponto crucial do pecado: EU

Tomando cuidado para não se afastar - Hebreus 2:1