As 5 desculpas de Moisés e por que ele não era um bom ouvinte
Deus disse a Moisés para falar com Faraó (em Êxodo 3 e 4).
Moisés respondeu:
1. Quem sou eu?
2. Quem é você?
3. Eles não vão acreditar em mim.
4. Não sou um bom orador.
5. Não quero fazer isso.
Deus não respondeu a Moisés fortalecendo o ego de Moisés ou encorajando-o a se estimar. Ele não falou nada sobre Moisés. Ele falou sobre Si mesmo e Sua capacidade de fazer o que Moisés não poderia fazer sozinho. Moisés precisava estimar a Deus, confiar Nele e obedecê-Lo.
Não importava quem era Moisés. Importava quem era Deus.
Deus explicou que Ele não era um pequeno deus “d” como os do Egito, mas o Grande Eu Sou. Ele prometeu provar seu valor aos líderes egípcios e dar a Moisés palavras para falar.
Imagino que quando Moisés chegou à sua quarta desculpa e disse: “Não sou um bom orador”, Deus estava pensando: “Não, você não é um bom ouvinte. Tenho tentado lhe dizer que não se trata de você, mas de Mim.”
A maioria de nós consegue se identificar com as atitudes de Moisés. Mas está claro que sempre que Deus nos pede para fazer algo, todas as nossas desculpas são irrelevantes.
✜✜✜
As desculpas de Moisés em Êxodo 3:11–4:16:
3:11: Mas Moisés disse a Deus: “Quem sou eu para ir ao Faraó e tirar os israelitas do Egito?”
3:13: Moisés disse a Deus: “Suponhamos que eu vá aos israelitas e lhes diga: 'O Deus de seus pais me enviou a vocês', e eles me perguntem: 'Qual é o nome dele?' contar a eles?
4:1: Moisés respondeu: “E se eles não acreditarem em mim nem me ouvirem e disserem: ‘O Senhor não te apareceu’?”
4:10: Moisés disse ao Senhor: “Perdoa o teu servo, Senhor. Nunca fui eloquente, nem no passado nem desde que você falou com seu servo. Sou lento na fala e na língua.”
4:13: Mas Moisés disse: “Perdoa o teu servo, Senhor. Por favor, envie outra pessoa.”
Notas de Amor na Bíblia
Usado com Permissão de 1-Minute Bible Love Notes
Comentários
Postar um comentário