Uma coisa que Esaú fez certo
Embora Esaú tenha falhado miseravelmente nas principais áreas de sua vida (veja Vivendo o Momento), ele fez algo muito piedoso mais tarde na vida.
Antes de Jacó deixar sua terra natal, nem ele nem Esaú eram jovens piedosos. Mas Jacó causou o maior dano no relacionamento deles com Esaú ao tentá-lo e enganá-lo, tirando tanto seu direito de primogenitura quanto sua bênção.(1)
Esaú tinha mais motivos para odiar Jacó do que Jacó para odiar Esaú.
Mas em Gênesis 33, quando Jacó retorna sem aviso prévio à sua terra natal, as Escrituras dizem:
“Esaú correu ao encontro de Jacó e o abraçou; ele jogou os braços em volta do pescoço e o beijou. E eles choraram.” (v.4).
E quando Jacó tentou suborná-lo com presentes, Esaú disse: “Já tenho bastante, meu irmão. Guarde para si o que você tem” (v.9).
Esaú estava contente e perdoava,(2) e queria restaurar seu relacionamento com Jacó. Ele serve de mau exemplo na maioria das áreas de sua vida, mas neste caso ele se comportou como Deus quer que nos comportemos.
Existe algum relacionamento em que você não conseguiu perdoar? Você está descontente por causa de algo que alguém fez com você no passado? Faça com que seja uma questão de oração superar essas atitudes ímpias.
✜✜✜
(1) Deus prometeu favor a Jacó, mas Jacó e sua mãe resolveram o problema por conta própria e tentaram “roubar” favor antes que Deus o concedesse.
(2) Nada que sabemos sobre a vida de Esaú é piedoso, exceto este incidente, mas é importante. A reconciliação não é possível a menos que ambas as partes estejam dispostas, mas cada um de nós deve examinar cuidadosamente o nosso coração quando um relacionamento é rompido.
Do Comentário do Bible Hub: "A conduta de Esaú nesta ocasião é a de uma disposição bem-humorada e misericordiosa. Não há nenhuma declaração de que ele tenha pretendido qualquer dano a Jacó. Sua aparição com quatrocentos homens parece ter sido acidental, e não com intenção hostil contra Jacó. Ele se comporta de maneira magnânima e simples.
Notas de Amor na Bíblia
Usado com Permissão de 1-Minute Bible Love Notes
Comentários
Postar um comentário