Cuidado com os gnósticos modernos
Na igreja primitiva, os gnósticos eram um problema.
Suas crenças variavam porque cada um deles criou Deus à sua própria imagem, mas todos consideravam suas crenças superiores aos ensinamentos dos Apóstolos.
“Cristãos Progressistas” ou “ex-evangélicos” seriam os nossos gnósticos modernos porque também criaram um Jesus à sua imagem, um Jesus que se enquadra na cultura.
Tal como os antigos gnósticos, as crenças ex-evangélicas são variadas, mas estão unidas na negação da autoridade bíblica e na confiança em filosofias criadas pelo homem.
É fácil para nós reconhecermos estes gnósticos modernos, mas é mais difícil para nós perceber maneiras pelas quais nós, cristãos, também podemos manipular a imagem de Deus para tornar o evangelho mais palatável para a nossa cultura ímpia:
✔ Tentamos fazer com que Jesus não julgasse porque a cultura odeia o julgamento. Mas Jesus julga claramente o pecado e nos ordena a fazer o mesmo.
✔ Tentamos torná-lo não conflituoso porque o confronto nos torna impopulares. Mas Jesus não apenas julgou o pecado, Ele confrontou os pecadores e nos ordenou que fizéssemos o mesmo.
✔ Tentamos torná-lo popular porque não gostamos de perseguição. Mas Jesus garantiu que os Seus verdadeiros seguidores seriam tão impopulares quanto Ele.
Então, vamos abordar e corrigir os ensinamentos gnósticos na cultura e corrigir o nosso próprio pensamento gnóstico.
“Cuide para que ninguém o leve cativo através de uma filosofia vazia e enganosa, que depende da tradição humana e das forças espirituais elementares deste mundo, e não de Cristo.” Colossenses 2:8
Notas de Amor na Biblia
Usado com Permissão de 1-Minute Bible Love Notes
Comentários
Postar um comentário