5 Tipos de Correção Injustificada
Suponha que alguém o corrija de uma forma que pareça rude, hipócrita ou cruel. Suas correções poderiam ser legítimas?
É possível, mas improvável. Às vezes podemos aprender com pessoas com maus motivos, mas também podemos assumir uma falsa culpa, se não tomarmos cuidado.
A correção injustificada normalmente vem de:
1. Amargura. Pessoas que guardam rancor e nos corrigem com raiva (Hebreus 12:15).
2. Recusa de reconciliação. Pessoas que nos acusam de algo, mas se recusam a discutir o assunto (Provérbios 18:2; Tiago 1:19-20).
3. Limites. Pessoas que nos julgam definitivamente e nos isolam porque decidiram que não correspondemos às suas expectativas. Muitas vezes fazem isso sem explicação ou esperança de discussão (Provérbios 18:1). (Nota 1)
4. Xingamentos. Pessoas que nos acusam com generalizações amplas (por exemplo, “você é nojento”) ou descrições exageradas (por exemplo, “tóxico”, “inseguro”), mas se recusam a oferecer exemplos reais. (Nota 2)
5. Retaliação. Pessoas que confrontamos sobre algo e, em vez de abordarem seus pecados, começam a listar os nossos pecados (Provérbios 9:8; 15:12; 23:9). (Nota 3)
Deus pode usar pessoas com maus motivos para nos corrigir às vezes, mas isso é raro.
As Escrituras enfatizam a prioridade da reconciliação Mateus 5:22-24. Quando alguém se recusa a discutir as coisas conosco e não demonstra interesse na reconciliação, podemos ter a certeza de que a sua crítica é tendenciosa.
Então, vamos ter certeza de que quando oferecemos ou recebemos correção, façamos isso biblicamente. E vamos nos recusar a assumir falsa culpa.
✜✜✜
Nota 1: Há uma pandemia de relações familiares rompidas que promovem o julgamento hipócrita dos membros da família e a recusa em discutir as coisas. Por exemplo, sua família é disfuncional?
Nota 2: Apocalipse 12:10 nos diz que Satanás é o “acusador” dos cristãos, e ele inspira as pessoas a nos acusarem falsamente também.
Nota 3: Se alguém nos corrige por um motivo válido, raramente é um bom momento para mencionar algo que fez de errado, a menos que esteja diretamente relacionado à situação. Mesmo assim, não devemos tocar no assunto até que tenhamos pedido perdão com humildade e sinceridade pelo que fizemos.
Notas de Amor na Bíblia
Usado com Permissão de 1-Minute Bible Love Notes
Comentários
Postar um comentário