Descarregando e Recarregando: Uma Devocional da Sabedoria para a Vida

Hoje estou compartilhando uma das minhas devoções favoritas diretamente do meu livro Sabedoria para a Vida! Aproveite!

Descarregando e Recarregando

Tristeza, confusão, frustração, raiva, medo, desesperança – as emoções negativas podem ser a nossa ruína se não lidarmos com elas de forma construtiva.

Salmos nos dá alguns exemplos maravilhosos de como lidar biblicamente com o desânimo. É o que chamo de “descarregar e recarregar”.

Repetidamente ao longo dos Salmos, os salmistas descarregam pensamentos e sentimentos negativos e recarregam, restauram, renovam e reorientam seus pensamentos no amor e na fidelidade de Deus.

Por exemplo, às vezes posso sentir-me negativo porque Deus é muitas vezes mal representado e difamado na nossa cultura moderna. Como Asafe no Salmo 74:10, tenho vontade de perguntar: “Deus, até quando o inimigo zombará? O inimigo insultará seu nome para sempre?”

Mas Asafe também me mostra como recarregar as energias quando lembra a si mesmo que “Deus, meu Rei, existe desde os tempos antigos, realizando atos salvadores na terra” (v. 12). Podemos ser testados pelas pressões negativas da cultura, mas o nosso Deus ainda está no controle.

Quando Asafe diz: “Levante-se, Deus, defenda a sua causa!” (v. 22), ele sabe que nosso Deus é capaz de fazer isso.

Outro exemplo é o Salmo 86, onde Davi desabafa admitindo que se sente “pobre e necessitado” (v. 1). Ele está sendo atacado por pessoas arrogantes e está preocupado com sua própria fidelidade. Alguma vez você já se sentiu assim?

Nesse caso, você pode recarregar como Davi disse: “Tu, Senhor, és bondoso e pronto a perdoar, cheio de amor fiel a todos os que te invocam” (v. 5).

Muitos dos salmos seguem esse padrão de descarregar emoções negativas e recarregar verdades sobre o caráter de Deus. É uma boa prática para todos nós.

Para reflexão adicional

Como Romanos 12:2 (AMP) confirma a verdade sobre descarregar e recarregar? Como oferece uma solução mais permanente?

“E não se conformem mais com este mundo [com seus valores e costumes superficiais], mas sejam transformados e mudados progressivamente [à medida que amadurecem espiritualmente] pela renovação de sua mente [focando em valores divinos e atitudes éticas], para que vocês podem provar [por si mesmos] qual é a vontade de Deus, aquilo que é bom, aceitável e perfeito [em Seu plano e propósito para vocês]”.

Notas de Amor na Bíblia

Usado com Permissão de 1-Minute Bible Love Notes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ponto crucial do pecado: EU

Se alguém perguntar por que os cristãos são hipócritas, compartilhe estas 5 verdades

❤Celebre o Amor de Deus no Dia dos Namorados!!❤