Evitar Pessoas Difíceis nos Torna uma Pessoa Difícil

Não temos que ser amigos íntimos de todos. Na verdade, somos instruídos a evitar pessoas que possam corromper nosso caráter (1 Coríntios 15:33).(1)

Mas precisamos aprender a nos dar bem com as pessoas, principalmente com colegas de trabalho e familiares.

A família é a maior prioridade porque Deus nos colocou em nossa família para Seus propósitos.

Se estivermos lidando com familiares fisicamente abusivos, viciados em drogas ou envolvidos em comportamento criminoso ou autodestrutivo, precisamos tomar as precauções necessárias.(2)

Mas há uma tendência popular que contradiz as Escrituras e prejudica os relacionamentos: é a tendência de colocar um "limite" em vez de resolver problemas de relacionamento. A alegação é que isso nos “protege” das más influências, mas na verdade nos protege da maturidade. Isso nos impede de aprender a lidar graciosamente com pessoas manipuladoras sem sermos manipulados. Isso nos impede de aprender a ignorar a crítica injusta e aceitar a correção legítima.

Na verdade, as pessoas mais difíceis, irracionais e ímpias são aquelas que evitam exatamente as coisas que as ajudariam a amadurecer. Eles nunca aprendem a perdoar, perseverar e reconciliar. Veja Provérbios 18:1.

É muito mais fácil excluir as pessoas de nossas vidas do que aprender a conviver com elas, mas isso nos treina no egoísmo em vez da justiça (Romanos 5:3-5).

“Se você vacilar em um momento de angústia, quão pequena é a sua força!” Provérbios 24:10

💙 Além de 1 minuto para quem quer mais 💙

(1) Se um amigo está nos pressionando para fazer o mal e ele não para quando o avisamos, podemos precisar cortar o contato. Nossos companheiros íntimos devem ser pessoas piedosas, mas isso não significa que cortamos contato com alguém simplesmente porque não concordamos com ele. Veja 1 Coríntios 5:9-10. Essas passagens também nos dizem para buscar a reconciliação e perseverar em relacionamentos difíceis: Mateus 5:23-24, Mateus 18:21-22 e Romanos 12:9-21.

(2) Há momentos em que devemos impor "diretrizes", mas não limites.  Por exemplo, devemos ajudar aqueles que não podem trabalhar, mas não aqueles que se recusam a trabalhar (2 Tessalonicenses 3:10). Devemos nos recusar a ser parceiros em qualquer coisa ímpia (2 Coríntios 6:14; Efésios 5:1-20). 

Notas de Amor na Bíblia

Usado com Permissão de 1-Minute Bible Love Notes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ponto crucial do pecado: EU

Se alguém perguntar por que os cristãos são hipócritas, compartilhe estas 5 verdades

❤Celebre o Amor de Deus no Dia dos Namorados!!❤