Usando um caso extremo para mostrar a atitude de Deus com respeito a honrar os pais
Porque há uma pandemia de relacionamentos rompidos entre pais e filhos adultos e porque a maioria dos recursos (seculares e "cristãos") culpam os pais, gostaria de compartilhar a visão bíblica usando um caso "extremo".
Se você ler Jeremias 35, você lerá sobre os recabitas. (1) Seus antepassados pediram que eles nunca bebessem vinho, nunca construíssem casas e nunca se tornassem fazendeiros. Em vez disso, eles deveriam viver em tendas como nômades.
Beber vinho, construir casas e cultivar não é pecado, e embora Deus nos ordene a respeitar nossos pais por toda a vida, Ele não nos ordena a obedecê-los depois de casados. Mas os recabitas obedeceram ao 4º mandamento de Deus (honrar os pais) além do que era exigido (Êxodo 20:12; Efésios 6:1-2; Colossenses 3:20).
Nossa cultura atual diria que os pais recabitas eram irracionais e que seus filhos deveriam estabelecer limites. A maioria dos artigos da Internet chamaria os pais recabitas de "abusivos" e "tóxicos". E a psicologia freudiana explicaria o terrível dano causado pelos pais recabitas.
Deus, entretanto, viu a atitude dos recabitas para com os pais como um reflexo direto de sua atitude para com Ele, e Ele prometeu que eles nunca deixariam de ter descendentes que O servissem.
Não precisamos levar a honra ao nível dos recabitas, mas devemos considerar com cuidado e oração como Deus julgaria nosso tratamento para com nossos pais. Nossa atitude para com nossos pais reflete nossa humildade e bondade ou nossa falta delas (Filipenses 2:3-4). Mais importante, reflete nossa honra a Deus (João 14:21).
(1) Também escrito Recabites e Rekabites.
Notas de Amor na Bíblia
Usado com Permissão de 1-Minute Bible Love Notes
Comentários
Postar um comentário