Os fariseus tinham alta auto-estima
"A sociedade americana parece acreditar que a auto-estima é a cura para todos os males sociais, de notas ruins a gravidez na adolescência e violência. Mas não há evidências de que aumentar a auto-estima realmente ajude com esses problemas... valorizar a auto-estima, podem evitar fazer coisas como reconhecer um erro que fizeram."
Esta citação é de um estudo puramente secular. Mas é interessante a clareza com que confirma as verdades da Palavra de Deus.
Em Lucas 18:9-14 encontramos dois homens. Um é confiante e seguro com alta auto-estima. O outro homem se considera indigno:
"O fariseu ficou sozinho e orou: 'Deus, eu te agradeço porque não sou como as outras pessoas - ladrões, malfeitores, adúlteros - ou mesmo como este cobrador de impostos.'... O cobrador de impostos ficou à distância. nem sequer olhava para o céu, mas batia no peito e dizia: 'Deus, tem piedade de mim, pecador'".
O mundo moderno elogia as pessoas autoconfiantes com alta auto-estima, mas Deus vê as coisas de maneira diferente:
"Digo-vos que [o publicano], e não o [fariseu], voltou para casa justificado diante de Deus. Pois todos os que se exaltam serão humilhados, e os que se humilham serão exaltados."
Arrependimento genuíno, humildade e gratidão são as chaves para nosso crescimento espiritual e bem-estar (Salmo 51:17). Os cristãos precisam ter uma visão realista de nós mesmos, não uma visão inflada (Romanos 12:3).
Notas de Amor na Bíblia
Usado com Permissão de 1-Minute Bible Love Notes
Comentários
Postar um comentário