O que é "roupa manchada por carne corrompida"?
Queridos cristãos, é importante examinarmos cuidadosamente qualquer coisa que se apresente como cristã, certificando-nos de que é bíblico (Atos 17:11). Devemos ouvir as preocupações legítimas sobre um autor, professor, livro, filme ou ministério.(1)
Judas adverte sobre os falsos mestres que “escorregam” entre o povo de Deus, e ele nos ordena a ajudar aqueles que são enganados, mostrando “misericórdia, misturada com medo, odiando até as roupas manchadas pela carne corrompida”.
O que significa odiar “a roupa manchada pela carne corrompida”?
As leis de purificação do Antigo Testamento consideravam uma pessoa “impura” se ela tocasse um pano que tivesse qualquer vestígio de mofo, fluidos corporais ou doença (Levítico 13:52; Levítico 15). (2) Judas usa essa analogia para advertir contra a aceitação de qualquer coisa. mesmo ligeiramente manchado por falsos ensinamentos.
Devemos examinar cuidadosamente as vidas, parcerias, crenças e conteúdo das coisas apresentadas como “cristãs” (Mateus 7:15-17; 1 João 4:1). Esta é a única maneira de manter nosso discernimento.
Devemos nos preocupar quando livros ou filmes deturpam o caráter de Deus ou Sua Palavra.
Não devemos tentar combinar o cristianismo com práticas pagãs.
Se um autor ou professor tem crenças falsas, devemos ter cuidado especial ao usar seus materiais, mesmo que seu conteúdo pareça bíblico.
Muitos cristãos estão aceitando, desculpando e defendendo doutrinas erradas, mas as Escrituras dizem: “Saiam deles e separem-se, diz o Senhor. Não toque em nada impuro, e eu o receberei”. 2 Coríntios 6:17
Notas de rodapé:
(1) Devemos ficar ofendidos quando a Palavra de Deus é mal usada ou distorcida. Devemos ficar ofendidos quando o caráter de Deus é deturpado. E devemos ser extremamente cuidadosos quando um autor ou professor não tem discernimento ou afirma que foi chamado para falar em nome de Deus. Se nos recusarmos a examinar objetivamente as influências em nossas vidas, perderemos nosso discernimento.
(2) Essas leis do Antigo Testamento enfatizavam nossa natureza humana pecaminosa, nossa “impureza” que nos separava de Deus. Quando Cristo veio, Ele nos fez “limpos” pelo derramamento de Seu sangue. Judas usa essa analogia do Antigo Testamento de uma maneira que se aplica aos cristãos: somos purificados da corrupção do pecado que nos separou de Deus, mas devemos ter cuidado para manter a saúde e a pureza de nossas crenças. Encontramos analogias semelhantes em 2 Coríntios 6:17 e Apocalipse 3:4.
Notas de Amor na Bíblia
Usado com Permissão de 1-Minute Bible Love Notes
Comentários
Postar um comentário