Por favor, não diga: "Não é nosso dever julgar".

Você não ouvirá isso se mencionar alguém roubando um banco ou sendo rude com um vizinho, mas se você mencionar alguém vivendo um estilo de vida sexualmente imoral, é muito comum ouvir:

“Não é nosso dever julgar as pessoas. É nosso dever amar as pessoas.”

É porque os pecados sexuais são menos sérios do que roubo ou grosseria?

Não. Deus diz que os pecados sexuais são sérios (1 Coríntios 6:18; 1 Coríntios 6:9-11).(1)

É porque Deus nos diz para não julgar as pessoas envolvidas em pecados sexuais?

Não. Tiago 5:19-20, 1 Coríntios 5:12, 2 Coríntios 7:8-11 nos instruem a julgar e corrigir cristãos professos que violam os mandamentos de Deus.

Efésios 5:5-7, 1 Coríntios 15:33, 2 Coríntios 6:14, Salmo 101:3 e Efésios 5 exigem que julguemos todas as pessoas para que possamos evitar associações ímpias e compartilhar Cristo de maneira apropriada.

Então, é nosso dever julgar? sim. As Escrituras dizem que é nosso dever.

Na verdade, julgar faz parte do amor:

Uma maneira pela qual amamos as pessoas é compartilhar que estilos de vida ímpios prejudicam suas almas. É uma parte necessária e importante do evangelismo. Deve ser feito de forma apropriada, cuidadosa e amorosa. Mas também deve ser feito sem vergonha porque é o nosso dever (Mateus 4:17; Lucas 24:46-47; João 5:32; Atos 17:30; Atos 3:19; 2 Timóteo 2:19).

Quem quer que tenha compartilhado Cristo conosco nos amou o suficiente para nos dizer que precisávamos nos arrepender. Se amamos genuinamente os outros, faremos o mesmo e não evitaremos os pecados sexuais simplesmente porque são culturalmente aceitos.

Você conhece a descrição do seu dever?

(1) Em 1 Coríntios 6:9-11 nos é dito que é nosso dever julgar aqueles dentro da igreja, mas não aqueles fora da igreja. Isso está se referindo ao julgamento formal, o que significa que não devemos levar um membro que não seja da igreja aos presbíteros para correção. Isso não significa que não devemos julgar o comportamento imoral dos incrédulos. Existem muitas Escrituras (veja algumas acima) que nos dizem para fazer exatamente isso! No entanto, há um tempo, lugar e prioridade para compartilhar as coisas com os incrédulos. 

Notas de Amor na Bíblia

Usado com Permissão de 1-Minute Bible Love Notes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Oração Repetitiva é um Pecado?

Você valoriza o que Deus valoriza?

A história por trás do hino popular "Conta as bênçãos"