Não puxe o cartão da vítima - isso vai arruinar sua vida

Anos atrás, eu precisava ter sessões com uma conselheira cristã como parte de algum treinamento ministerial. Ela concluiu que certos maus-tratos no meu passado deveriam ter causado sérios problemas ao longo da vida, e ficou surpresa por eu ter sido apenas levemente afetada.

Tornou-se cada vez mais popular nos vermos como vítimas, e muitos conselheiros encorajarão esse prognóstico.(1)

Mas fui abençoada por ter alguns "conselheiros" não oficiais maravilhosos. Eles tinham sabedoria e experiências que me ajudaram a colocar minhas dificuldades em perspectiva. Por exemplo, havia minha amiga Jane que sofreu uma infância de abusos, vitimada por agressores sexuais, criminosos e adultos irresponsáveis.

Eu a conheci quando ela estava na casa dos 40 anos, e ela era uma pessoa divertida, agradável e altruísta. Ela tinha todos os motivos para viver como vítima, mas recusou. O Senhor era sua força.

Ela e outros como ela me ensinaram que os cristãos nunca são vítimas:

“Se Deus é por nós, quem será contra nós? …Quem nos separará do amor de Cristo? Haverá problemas ou dificuldades ou perseguição ou fome ou nudez ou perigo ou espada? … Não, em todas essas coisas somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou”. ~ Romanos 8:31-39

Deus nunca faz com que as pessoas pequem contra nós, mas Ele usa até as coisas ruins para o nosso bem (Romanos 8:28). Infelizmente, nunca experimentaremos essas coisas boas se continuarmos jogando a carta da vítima.(2)

--------------------

(1) Este não é um julgamento de todos os conselheiros, mas devemos estar atentos à mentalidade de vítima promovida em alguns aconselhamentos. 

(2) Uma pessoa que "pega ou joga a carta da vítima" nunca vai além das dificuldades passadas, permanece amarga, desculpa seu mau comportamento e pensa que é a vítima quando não é. Você pode dizer que é uma forma agressiva de auto piedade, e arruína a vida de uma pessoa muito mais do que qualquer abuso que ela sofreu.

Notas de Amor na Bíblia

Usado com Permissão de 1-Minute Bible Love Notes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ponto crucial do pecado: EU

Se alguém perguntar por que os cristãos são hipócritas, compartilhe estas 5 verdades

❤Celebre o Amor de Deus no Dia dos Namorados!!❤