A Bíblia apóia a escravidão?
Ninguém pode usar as Escrituras para justificar a escravidão americana porque envolvia "roubo de homens", que era proibido no Antigo e no Novo Testamento e punível com a morte (Êxodo 21:16; 1 Timóteo 1: 8-10). (1)
Deus permitiu algumas formas de escravidão nos tempos do Velho Testamento, mas não envolveu o sequestro de pessoas de sua terra natal.
É difícil para nós entender certos aspectos das estruturas sociais do Antigo Testamento, e a escravidão é um deles. Embora os israelitas tenham recebido a ordem de tratar seus escravos com justiça (Êxodo 21: 26-27), a escravidão (assim como a poligamia) não fazia parte da vontade perfeita de Deus para a humanidade. (2)
As referências do Novo Testamento à escravidão são mais fáceis de entender porque a escravidão durante esse período era geralmente servidão contratada voluntária. (3) Era mais como uma relação empregador-empregado moderno.
Paulo se dirigiu aos escravos como irmãos na fé e os encorajou a ganhar sua liberdade, se possível (Gálatas 3:28; 1 Coríntios 7:21). Ele também alertou os proprietários de escravos cristãos a tratarem os escravos com justiça (Colossenses 4: 1).
É natural que nos perguntem por que a Escritura não condena claramente todas as formas de escravidão. É algo que não conseguimos entender (1 Coríntios 13:12).
Mas sabemos que o propósito final de Deus é nossa salvação. Deus não aprova ou causa maus-tratos, mas freqüentemente o usa para trazer as pessoas a Si mesmo (Atos 17: 26-28; Romanos 8:28).
Embora tenhamos perguntas sem resposta sobre a escravidão, podemos confiar no amor e na sabedoria de Deus (Provérbios 3: 5). E podemos ter certeza de que a Escritura não aprova o tipo de escravidão que existia na América.
Notas de rodapé
(1) "Todo aquele que roubar um homem e vendê-lo, e todo aquele que for encontrado em sua posse, será morto." Êxodo 21:16
A palavra hebraica usada neste versículo seria traduzida literalmente "aquele que rouba um homem", mas a maioria das traduções modernas usa o termo moderno "sequestrar".
Observe que tanto o traficante de escravos quanto a pessoa que comprou o escravo receberam a sentença de morte.
(2) Precisamos lembrar que algumas coisas que Deus permitiu no Antigo Testamento não faziam parte de Seu projeto original, mas foram temporariamente permitidas devido à dureza do coração dos homens. Veja Mateus 19: 8
(3) O pequeno livro de Filêmon é uma carta de Paulo encorajando Filêmon a perdoar seu escravo fugitivo Onésimo e tratá-lo como um irmão em Cristo.
Notas de Amor na Bíblia
Usado com Permissão de 1-Minute Bible Love Notes
Comentários
Postar um comentário