Vergonha leva à graça

Recentemente, ouvi um grupo de cristãos explicando que a vergonha nunca é uma parte saudável do cristianismo. Eles disseram que Jesus sempre ofereceu graça, nunca envergonhando ninguém, e os cristãos deveriam fazer o mesmo.

Certamente, existem tipos inadequados de vergonha, mas ter vergonha de nossos pecados é uma coisa boa, não é uma coisa ruim.

Apesar de alguns falsos ensinamentos populares:

1. Jesus foi odiado porque expôs os pecados das pessoas (João 7: 7; João 3: 19-20, João 15:18).

Ele nos ama e deseja que entendamos a gravidade de nossos pecados.

2. Jesus não repreendeu simplesmente os fariseus.

É popular afirmar que Jesus só repreendeu as pessoas que acreditam estar sempre certas. Mas qualquer um que desculpa, minimiza ou redefine seus pecados é farisaico porque está chamando Deus de mentiroso (1 João 1: 8-10). 

3. Jesus julgou e advertiu a mulher adúltera.

As pessoas costumam usar João 8: 1-11 para afirmar que Cristo nunca julga ninguém. Errado. Jesus não "condenou" a mulher adúltera à morte, mas a amou o suficiente para alertá-la publicamente para se arrepender de seu estilo de vida (João 8:11). (1)

4. A vergonha é uma resposta apropriada ao pecado.

Paulo repreendeu os coríntios para que eles tivessem "tristeza segundo Deus" (2 Coríntios 7: 8-12). Tiago 4: 8-10 nos diz para “sofrer” sobre nossos pecados e nos humilhar diante do Senhor. Na verdade, quando alguém "queima" sua consciência, perde o "senso de vergonha" (Efésios 4:19).

5. Os cristãos são ordenados a expor o pecado graciosamente (Gálatas 6: 1; Efésios 5: 11-12; 2 Timóteo 4: 2).

Cristo está ansioso para perdoar, mas não podemos entender Sua graça até que reconheçamos nossos pecados e nos arrependamos.

-----------------

(1) Os homens que trouxeram a mulher a Jesus queriam que Ele a condenasse à morte por apedrejamento. Ele se recusou a fazer isso. Ele julgou os homens, mas também julgou e advertiu a mulher.

Notas de Amor na Bíblia

Usado com Permissão de 1-Minute Bible Love Notes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Oração Repetitiva é um Pecado?

Você valoriza o que Deus valoriza?

A história por trás do hino popular "Conta as bênçãos"