Discernimento: use-o ou perca-o
Aviso: Essa devocional pode incomodá-lo.
Devemos preparar nossos corações e mentes para o ódio, censura e perseguição crescentes contra os valores cristãos. E devemos evitar coisas que nos fazem perder o discernimento.
As seguintes coisas podem nos deixar fracos, confusos e despreparados para permanecer firmes:
1. Nos entreter com livros, filmes e programas de TV que glorificam a imoralidade ou contradizem as Escrituras (Salmo 101: 3).
2. Ouvir ensinamentos sobre saúde, riqueza e auto-estima (Romanos 12: 2).
3. Uso indiscriminado de recursos de cristãos conhecidos que cederam às pressões culturais ou se aliaram aos ex-evangélicos (2 Coríntios 6:14).
4. Ouvir os revisionistas gays, ex-evangélicos e cristãos progressistas que negam os principais ensinamentos da Bíblia (2 João 1: 7-11).
5. Envolver-se em práticas pagãs (2 Coríntios 6: 14-18).
6. Desculpar a imoralidade sexual (Isaías 5:20).
Todas essas coisas afetarão nosso discernimento e nos tornarão menos preparados para o que está por vir. Portanto, vamos "preparar [nossas] mentes para a ação e exercer o autocontrole" (1 Pedro 1:13).
-------------------
Se você realmente quer ter uma fé intransigente, continue lendo!
1. Entretenimento que glorifica o mal ou distorce o caráter de Deus.
É fácil identificar o entretenimento que glorifica a impiedade, mas é mais difícil abandoná-lo. Eu o encorajo a se fazer algumas perguntas difíceis sobre o que você lê, assiste e ouve. Meu marido e eu recentemente examinamos essas coisas em nossa vida. Quanto mais nos permitimos ser entretidos pela imoralidade, menos discernimento temos.
2. Saúde e riqueza.
O evangelho da saúde e riqueza tem apelado à nossa natureza humana decaída por centenas de anos e continua a prosperar, apesar do fato de ser um claro uso indevido das Escrituras. Mesmo se não dermos ouvidos aos professores de saúde e riqueza, devemos ter cuidado para não assumir a atitude de que Deus nos deve essas coisas. Outra falsa filosofia que apela à nossa natureza humana decaída é o movimento da auto-estima. Se nosso objetivo é nos estimarmos, deixaremos de estimar a Deus. Esses ensinamentos distorcem o significado e o propósito das Escrituras e nos fazem perder o discernimento.
3. Uso indiscriminado de recursos de cristãos conhecidos que cederam às pressões culturais.
Artistas cristãos e professores da Bíblia renomados estão cedendo sob pressão, negando os claros mandamentos morais das Escrituras para agradar nossa cultura decaída. Precisamos orar por essas pessoas e parar de confiar em seus ensinamentos.
Por exemplo, Eugene Peterson, autor de The Message decidiu que gays que vivem estilos de vida homossexuais ainda podem ser bons cristãos. Suas visões comprometidas se refletem na maneira como ele parafraseou certas passagens da Bíblia. A Mensagem não é de todo ruim, mas lê-la regularmente levará a uma perda de discernimento, então por que lê-la?
Existem outros professores e autores que permanecem em silêncio ou fazem afirmações vagas e evasivas quando questionados sobre questões LBGT, questões femininas e aborto. A menos que um professor esteja disposto a falar a verdade de Deus de maneira amorosa e desavergonhada, não use o material deles. Se o seu pastor ou professor de Bíblia favorito disser “Eu afirmo o casamento bíblico, mas acho que estamos errados sobre gays e transgêneros”, peça a ele que esclareça. Ele está falando sobre ser gentil e amoroso com os gays ou sobre afirmar seu estilo de vida? Se o seu pastor cita The Message, pergunte a ele se ele entende algumas das crenças de Peterson.
4. Peregrinos do deserto: rejeitando a Bíblia, mas alegando que são cristãos.
Agradeço a honestidade de Josh Harris quando ele desistiu de sua fé cristã. Ele admitiu que não poderia continuar a se chamar de cristão sem acreditar nos ensinamentos bíblicos.
Infelizmente, temos muitos que estão negando as crenças bíblicas, mas alegando ainda serem cristãos. Na verdade, eles afirmam que sabem mais sobre Jesus do que os missionários, mártires e estudiosos da Bíblia em milhares de anos de história da igreja.
5. Alianças pagãs.
2 Co 6, 14-18: “Não vos ponhais em jugo com os incrédulos. Pois o que a justiça e a maldade têm em comum? Ou que comunhão a luz pode ter com as trevas? Que harmonia existe entre Cristo e Belial? Ou o que um crente tem em comum com um incrédulo? Que acordo existe entre o templo de Deus e os ídolos? Pois nós somos o templo do Deus vivo. Como Deus disse: “Viverei com eles e andarei entre eles e serei o seu Deus e eles serão o meu povo”. Portanto, “Saia deles e separe-se, diz o Senhor. Não toque em coisa impura, e eu te receberei. ” E, "Eu serei um Pai para vocês, e vocês serão meus filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso."
6. Subestimar os pecados sexuais.
Se você está aceitando as afirmações não bíblicas de que Deus aprova o sexo antes do casamento ou estilos de vida LBGT, você está trilhando um caminho perigoso. Se você está vendo pornografia. Se você está se permitindo ter pensamentos sujos. Se você está envolvido com alguém com quem não é casado, você está usando o templo do Espírito Santo para o mal. Definitivamente, você perderá seu discernimento e não estará preparado para as dificuldades que enfrentará no futuro.
1 Coríntios 6: 18-20: Fuja da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que uma pessoa comete são fora do corpo, mas quem peca sexualmente peca contra o seu próprio corpo. Não sabeis que os vossos corpos são templos do Espírito Santo, que está em vós, que recebestes de Deus? Você não é seu; você foi comprado por um preço. Portanto, honrem a Deus com seus corpos.
Notas de Amor na Bíblia
Usado com Permissão de 1-Minute Bible Love Notes
Comentários
Postar um comentário