Que confusão nós provocamos

“Oh, que confusão nós provocamos quando pela primeira vez agimos para enganar.” ~ Sir Walter Scott, 1808

Pensei nesta citação ao ler a história de Davi e Bate-Seba (2 Samuel 11). Uma mentira não confessada sempre leva a uma mentira pior, e um pecado não confessado sempre leva a um pecado pior.

O engano de Davi realmente levou a uma "confusão" de enganos e pecados.

O engano começou, como costuma acontecer, com a ilusão: Davi não viu mal nenhum em olhar para uma mulher se banhando em seu telhado e cedeu à luxúria.

Então Davi cedeu à sua luxúria. Sabendo que ela era casada, ele mandou chamar Bate-Seba e cometeu adultério com ela.

Quando Bate-Seba informou a Davi que estava grávida, o engano foi cada vez mais profundo. Ele ordenou que outros assassinassem o marido de Bate-Seba.

Oh, que bagunça Davi provocou ...

Ele poderia ter desviado o olhar.

Ele poderia ter parado quando descobriu que Bate-Seba era casada.

Ele poderia ter se arrependido quando viu a renúncia honrosa de Urias. (1)

A cada passo, Deus deu a Davi uma “saída” de sua tentação, mas Davi se recusou a aceitá-la (1 Coríntios 10:13). (2)

Vamos aprender com o fracasso de Davi.

--------------------

Notas de rodapé:

(1) 2 Samuel 11: 10-11: Quando informaram a Davi que Urias não tinha ido para casa, ele lhe perguntou: "Depois da viagem que você fez, por que não foi para casa? " Urias respondeu: "A arca e os homens de Israel e de Judá repousam em tendas; o meu senhor Joabe e os seus soldados estão acampados ao ar livre. Como poderia eu ir para casa para comer, beber e deitar-me com minha mulher? Juro por teu nome e por tua vida que não farei uma coisa dessas!

Urias se recusou a dormir com sua esposa por respeito às suas tropas sofredoras. Ele não se condescenderia enquanto aqueles sob seu comando não tivessem suas esposas e famílias. Que contraste! Davi não apenas se divertiu enquanto suas tropas estavam sofrendo. Ele se divertiu com a esposa de um de seus soldados mais leais. E agora ele esperava que Urias dormisse com Bate-Seba e pensasse que o bebê era dele. Mas Urias recusou, mesmo quando Davi o embebedou (2 Samuel 11: 12-13). Você sabe que Deus estava tentando chamar a atenção de Davi por meio do comportamento honrado de Urias.

(2) Durante toda esta situação, Deus estava dando a Davi uma “saída”, mas Davi se recusou a aceitá-la:

“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. ” 1 Coríntios 10:13

Notas de Amor na Bíblia

Usado com Permissão de 1-Minute Bible Love Notes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Oração Repetitiva é um Pecado?

Você valoriza o que Deus valoriza?

A história por trás do hino popular "Conta as bênçãos"