Quando você afunda em desespero

Há muitos anos convivo com uma situação familiar difícil. Apesar de minhas fervorosas orações e tentativas de compreender e resolver o problema, ela continua a piorar.

É uma daquelas coisas na vida que não faz sentido e pode facilmente me levar ao desespero se eu não tomar cuidado para fazer estas coisas:

1. Digo a mim mesmo a verdade. Lembro a mim mesma que o amor e a força de Deus são suficientes para me ajudar a superar toda e qualquer doença, tristeza, frustração, raiva, amargura e desespero. Sei por anos de experiência que, quando começo a afundar no desespero, preciso me agarrar ainda mais a Jesus.

2. Lembro-me da Grande Nuvem de Testemunhas - (Hebreus 12: 1). Santos do passado e do presente podem ser Nossos Líderes de Torcida quando estamos lutando porque sofreram grandes dificuldades e perseveraram fielmente.

Se você não está familiarizado com as histórias de cristãos que encontraram paz e alegria nos desafios da vida, recomendo que você faça algumas pesquisas. Você pode começar lendo alguns dos nossos devocionais que nos inspiram.

Você será incentivado por santos modernos como Joni, que persevera fielmente, apesar da dor física diária e das enormes limitações, e Steve, que foi batizado pelo homem que matou seu pai. Você encontrará força em santos do passado como George Washington Carver, que nasceu escravo, mas retribuiu o mal com o bem e Mary Slessor, cuja infância difícil a preparou para o ministério.

Mesmo quando nossas circunstâncias não mudam, podemos encontrar conforto no meio deles quando buscamos a ajuda de Deus e nos lembramos de que outros perseveraram em Sua força (2 Coríntios 1: 3-5).

Como Habacuque, podemos escolher cantar, não importa quão ruins sejam as nossas circunstâncias: "Terei alegria no Deus da minha salvação! O Soberano Senhor é a minha força!"

Observação: também é importante certificar-se de que está descansando e se alimentando o suficiente, pois a fraqueza física aumenta o estresse. 

Encontre coragem nestas passagens:

Hebreus 12: 1-6: Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem se desanimem. Na luta contra o pecado, vocês ainda não resistiram até o ponto de derramar o próprio sangue. Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: "Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho".

2 Coríntios 1: 3-5: Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações. Pois assim como os sofrimentos de Cristo transbordam sobre nós, também por meio de Cristo transborda a nossa consolação.

Habacuque 3: 17-19: Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação. O Senhor Soberano é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; ele me habilita a andar em lugares altos. Para o mestre de música. Para os meus instrumentos de cordas.

Notas de Amor na Bíblia

Usado com Permissão de 1-Minute Bible Love Notes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ponto crucial do pecado: EU

Se alguém perguntar por que os cristãos são hipócritas, compartilhe estas 5 verdades

❤Celebre o Amor de Deus no Dia dos Namorados!!❤