A falta de limites de José
José tinha, no final das contas, uma família disfuncional: incesto, ciúme, favoritismo, irmãos de mães diferentes, etc.
Se ele tivesse seguido alguns dos ensinamentos "cristãos" modernos, ele teria estabelecido limites com membros da família tóxicos, tomado "posse" de sua vida e se cercado de relacionamentos "seguros".
Em vez disso, os irmãos ímpios de José estabeleceram os limites - e José confiou em Deus.
A Escritura nos diz para abençoar aqueles que nos perseguem, vivendo em harmonia, fazendo o que é certo aos olhos de todos, buscando a paz e vencendo o mal com o bem (Romanos 12: 14-21).
Podemos escolher nossos amigos, mas Deus escolhe nossos familiares, mesmo os irritantes.
As dificuldades de José o ajudaram a amadurecer, ganhar força no Senhor e cumprir os propósitos de Deus (Tiago 1: 2-3; Tiago 1:12; Efésios 2:10).
Ele desenvolveu uma habilidade incrível de perdoar e uma perseverança incrível. Tão grande era sua fé que ele poderia dizer àqueles que tentaram matá-lo:
“Não tenham medo. Estaria eu no lugar de Deus? Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos. ” Gênesis 50: 19-20
Gênesis 50:20 é Romanos 8:28 do Antigo Testamento.
A escolha é nossa: podemos brincar de deus e evitar relacionamentos familiares difíceis ou podemos crescer em nossa fé.
Veja também Gênesis 45: 3-15.
Nota: Por favor, não entenda errado. É certo nos protegermos do perigo físico e não devemos permitir os vícios de alguém ou participar de atividades ímpias. Mas não é certo nos protegermos de relacionamentos familiares difíceis, um ensinamento que se popularizou com o livro Boundaries de Henry Cloud. Deixe José inspirá-lo a perseverar em relacionamentos difíceis.
Notas de Amor na Bíblia
Usado com Permissão de 1-Minute Bible Love Notes
Comentários
Postar um comentário