A Conexão da Árvore de Natal

Em A Árvore de Natal, falei sobre a maneira mais importante como as árvores de Natal simbolizam a vinda de Cristo. Mas existem outras maneiras de usar o simbolismo também:

1. Árvores perenes: um símbolo de uma fé produtiva e sempre verde.

Jeremias 17: 8: Bem-aventurado aquele que confia no SENHOR, cuja confiança está nele. Eles serão como uma árvore plantada junto à água que lança suas raízes pelo riacho. Não teme quando chega o calor; suas folhas são sempre verdes. Não se preocupa em um ano de seca e nunca deixa de dar frutos. (1)

2. Um símbolo de um desejo cumprido quando Cristo veio para nos salvar.

Provérbios 13:12: A esperança adiada faz mal ao coração, mas o anseio realizado é árvore de vida.

3. Um símbolo de palavras graciosas.

Provérbios 15:4: Palavras gentis são árvore de vida; uma língua enganosa esmaga o espírito.

4. Um símbolo de uma vida justa em Cristo.

Provérbios 11:30: O fruto do justo é árvore de vida, e o que é sábio salva vidas.

5. O melhor simbolismo ainda é a árvore da vida.

A restauração de nossa capacidade de comer da árvore da vida e passar a eternidade com o Senhor (Gênesis 2: 9; Gênesis 3:22; Apocalipse 2: 7; Apocalipse 22:14; Apocalipse 22: 1-5).

Por que não refletir sobre esses versículos com sua família neste Natal.

---------------

Observação: se você estiver preocupado com as árvores de Natal, não use uma. Não quero persuadir ninguém a usar uma árvore contra sua consciência (Romanos 14).

Mas para aqueles que têm dúvidas e ainda não se decidiram, por favor, percebam que só porque os pagãos antigos decoravam suas casas com vegetação, isso não torna a prática má.

Os pagãos rezam para falsos deuses, mas isso não torna a oração má. Deus criou árvores para nosso prazer e desfrute e Sua Palavra está repleta de um rico simbolismo usando árvores.

Nós as chamamos de árvores de "Natal" - elas não têm um nome pagão e não as usamos para imitar rituais pagãos. Se algum aspecto da árvore de Natal tinha raízes pagãs (o que não foi verificado), ele perdeu esse significado há centenas de anos.

Pessoas que se opõem ao Natal e às árvores de Natal geralmente afirmam que a prática se originou no festival pagão de Saturnália. No entanto, se você estudar esse festival cuidadosamente, descobrirá que eles decoraram as árvores do lado de fora com símbolos do deus sol e apenas trouxeram ramos e folhagens para suas casas. Além disso, este feriado pagão foi celebrado em 17 de dezembro, não no dia 25.

Outras pessoas afirmam que o Natal imita o feriado do Solstício de Inverno, que era chamado de “o Yule” nos países germânicos. É verdade que eles sentiram que a árvore perene era um símbolo da vida no inverno, mas não as cortaram e trouxeram para dentro para decorar.

Também existe uma crença amplamente difundida de que Martinho Lutero começou a prática de decorar árvores com velas na época do Natal.

Não podemos provar essa conexão de Lutero, nem podemos provar as conexões pagãs.

É possível que a árvore de Natal esteja vagamente relacionada a alguma prática pagã? É possível. É possível que a tradição da árvore de Natal tenha se originado com Lutero? É possível.

Precisamos nos perguntar o que a árvore simboliza para nós quando a colocamos em nossa sala de estar. Se uma pessoa o associa com suas raízes pagãs, ela está honrando a Deus por não ter uma árvore. Se associarmos isso às suas raízes cristãs, estamos honrando a Deus por ter uma.

Notas de Amor na Bíblia

Usado com Permissão de 1-Minute Bible Love Notes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ponto crucial do pecado: EU

Se alguém perguntar por que os cristãos são hipócritas, compartilhe estas 5 verdades

❤Celebre o Amor de Deus no Dia dos Namorados!!❤