3 Desculpas Comuns ao Pecado


Um comentário anônimo deixado em minha devocional sobre palavrão é uma boa ilustração das maneiras comuns pelas quais as pessoas justificam seus pecados. Então, vamos aprender com isso!

"Desconhecido" explicou:

1. Efésios 4:29 e 5: 4, que proíbem “obscenidade, conversa tola, piada grosseira ou palavras prejudiciais”, não proíbem o uso do palavrão se ela for usada em um “contexto”.
2. Deus “tem coisas mais importantes em sua mente” do que se importar se Seus filhos usam palavrão.
3. Somente pessoas julgadoras se preocupam com essas coisas.


A maioria das “desculpas” pelo pecado envolve:

1. "Objeções"
Desculpar o pecado com base em seu "contexto" é chamado de "ética situacional". (1)

2. Subestimar o pecado
Deus se importa com todos os detalhes de nossas vidas, todas as palavras que falamos (Mateus 10: 29-30; Mateus 12:36). Mas as pessoas às vezes se convencem de que seus pecados são insignificantes. (2)

3. Julgador julgando aqueles que discordam
Este leitor citou "não julgue" e passou a julgar severamente os motivos de quem discorda dele. E isso, meus amigos, é exatamente o tipo de julgamento que o "não julgar" proíbe. 

Se estamos fazendo objeções, pensando que nossos pecados são insignificantes ou julgando as pessoas que nos chamam para prestar contas, precisamos nos arrepender.

---------------

Notas de rodapé:

(1) "Ética situacional" é acreditar que o certo e o errado dependem das circunstâncias, não são mandamentos constantes. Por exemplo: "Deus é contra o sexo antes do casamento, mas vou me casar com minha namorada em breve, então está tudo bem para nós dormirmos juntos agora". Ou: "Deus é contra a trapaça no seu imposto de renda, mas estou passando por momentos difíceis, para que Deus me permita trapacear dessa vez". Ou: "Deus quer que honremos nossos pais, mas meus pais não merecem isso". Em ocasiões muito, muito raras, a ética situacional pode ser necessária se escolhermos o menor dos dois males, quando nenhuma outra opção estiver disponível, como matar em legítima defesa ou mentir para salvar uma vida. 

(2) As escrituras claramente enfatizam nosso discurso.

Salmo 19:14 - Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti, Senhor, minha Rocha e meu Resgatador!
Colossenses 3: 8 - Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar.
Colossenses 4: 6 - O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um.
Mateus 15:11 - O que entra pela boca não torna o homem ‘impuro’; mas o que sai de sua boca, isto o torna ‘impuro’ ".
Mateus 12: 35-36 - O homem bom, do seu bom tesouro, tira coisas boas, e o homem mau, do seu mau tesouro, tira coisas más. Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado.

Notas de Amor na Bíblia

Usado com Permissão de 1-Minute Bible Love Notes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ponto crucial do pecado: EU

Se alguém perguntar por que os cristãos são hipócritas, compartilhe estas 5 verdades

❤Celebre o Amor de Deus no Dia dos Namorados!!❤