Silêncio hipócrita
Se tivermos repetidas discussões com alguém sobre o mesmo problema e não formos capazes de resolvê-lo, talvez seja necessário concordar em discordar, perdoar completamente um ao outro e encontrar outras maneiras de curar o relacionamento além da discussão. (1)
No entanto, recusar-se a discutir problemas em primeiro lugar é um sinal de orgulho hipócrita. Mateus 5: 23-24 diz que a reconciliação com os outros deve ser uma prioridade importante em nossas vidas. E Lucas 17: 3-4 diz que devemos estar dispostos a perdoar ofensas repetidas.
Quando as duas partes discutem com a mente aberta, ouvindo atentamente as preocupações e admitindo que foram descuidadas e sem consideração, nada pode impedir a reconciliação!
Se uma pessoa tem a atitude certa, ela pode realmente mudar a outra pessoa. Mas não sempre.
O importante é que façamos o possível para buscar paz e reconciliação (Romanos 12:18). Se recusarmos, nosso silêncio é pecaminoso.
--------------
A Bíblia especifica que as discussões devem ser cara a cara? Não. De fato, Paulo lidou com alguns problemas importantes de relacionamento por meio de cartas escritas. Embora as conversas cara a cara sejam importantes, elas nem sempre são possíveis ou são melhores nos relacionamentos. Cada pessoa processa as coisas de maneira diferente. Escrever permite a escolha cuidadosa de palavras e pensamentos mais organizados, mas não possui inflexão de voz. O que é melhor? Depende. A atitude por trás das palavras é mais importante que o método.
Uma desculpa ruim:
"Não quero discutir coisas, mas orarei por isso".
A menos que oremos antes e durante a discussão, essa é uma desculpa inaceitável. Tiago 2: 14-17 fala sobre o uso da oração como uma desculpa quando está ao nosso alcance resolver um problema ou atender a uma necessidade.
(1) É importante que tenhamos feito o possível para ter discussões maduras e humildes.
As escrituras nos dizem que duas discussões com uma pessoa que provoca divisões são suficientes quando envolvem doutrinas que causam divisões na igreja (Tito 3:10). Fazer duas tentativas abertas e honestas de reconciliar um problema antes de seguir em frente pode ser a coisa certa a fazer, mas esse versículo trata especificamente de questões doutrinárias, não de relacionamentos.
Notas de Amor na Bíblia
Usado com Permissão de 1-Minute Bible Love Notes
Comentários
Postar um comentário