A Desculpa da Baixa Auto-Estima


É popular culpar o mau comportamento pela baixa auto-imagem. Ouvi dizer que costumava-se desculpar grosseria, egoísmo, arrogância e até assassinato.

Mas essa crença é seriamente falha:

1. Se uma pessoa realmente tiver baixa auto-estima, será humilde, sentindo que merece rejeição e abuso. (2)

Geralmente, o termo baixa auto-estima não tem nada a ver com sentir-se inferior. É usado para descrever alguém que sente que merece mais respeito do que recebeu. (3)

2. Nós não somos responsáveis ​​pelos abusos cometidos a nós, mas somos responsáveis ​​por nossa reação a eles. Estamos dispostos a devolver o mal com o bem e confiar que Deus usa o mal para o nosso bem? (Romanos 12:21; Romanos 8:28). (3)

3. Maus tratos fazem parte da vida. Cristo foi odiado sem razão e disse que deveríamos esperar o mesmo (Mateus 10:22; João 15:25).

4. Adquirimos uma visão realista de nós mesmos, ao estimar Deus, vivendo de acordo com Seus princípios, e não por construir nossa auto-estima (Romanos 12: 3). 

----------------

(1) Se a baixa auto-estima fosse um problema humano sério, Deus teria abordado isso nas Escrituras, mas não o fez. Em vez disso, Deus promove humildade e abnegação: Provérbios 29:23, Mateus 16:24, Mateus 18:4, Mateus 23:12, Gálatas 2:20, Filipenses 2: 3, Tiago 4: 6, 1 Pedro 5: 6 . 2 Timóteo 3: 1-5 fala de amor próprio em um sentido negativo.

Além das verdades das Escrituras, as evidências seculares também mostram que a construção da auto-estima de uma pessoa pode ter resultados terríveis. A filosofia da auto-estima criou uma cultura de narcisismo, mas a psicologia continua profundamente investindo nela.

(2) Nos raros casos em que uma pessoa sente genuinamente que merece maus-tratos, ela precisa ser encorajada a ter uma visão realista de si mesma, não uma visão inflada (Romanos 12: 3).

(3) O mundo secular não acredita que os homens nascem pecadores, então eles tentam encontrar desculpas para o comportamento pecaminoso. Em sua primeira conversa com Deus após a queda, Adão e Eva trocaram seus pecados pela culpa e a humanidade tem feito isso desde então. O movimento de auto-estima é um excelente exemplo de uma filosofia inteira construída sobre essa premissa de mudança de culpa. Precisamos revisitar a história de José sempre que acharmos que podemos culpar as circunstâncias ou as pessoas por nosso mau comportamento.

Notas de Amor na Bíblia

Usado com Permissão de 1-Minute Bible Love Notes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ponto crucial do pecado: EU

Se alguém perguntar por que os cristãos são hipócritas, compartilhe estas 5 verdades

❤Celebre o Amor de Deus no Dia dos Namorados!!❤