O Quinto Pecado Mais Antigo do Livro: Adoração Falsa


Após o primeiro ato de adoração registrado, encontramos o quinto pecado registrado nas Escrituras (Gênesis 4: 3-5). (1)

Deus aparentemente explicou a importância de sacrifícios significativos, e Abel trouxe seu sacrifício em espírito de fé (Hebreus 11: 4). (2)

Mas Caim pensou que poderia abrigar o pecado em seu coração e ainda trazer a Deus um sacrifício aceitável (1 João 3:12).

Também existem adoradores como Caim nas igrejas modernas. Eles enganam muitos crentes com suas formas externas de piedade, mas são falsos - não convertidos (Mateus 13: 24-30; Mateus 7: 21-23).

Eles distorcem os princípios bíblicos e influenciam os crentes que têm pouco conhecimento das Escrituras. 

O que podemos aprender com o culto insincero de Caim?

1. Não confunda formas externas de “adoração” com adoração genuína (2 Timóteo 3: 1-5).

2. Rejeite qualquer ensino que contradiga a Palavra de Deus, por mais "adoradora" que pareça (Mateus 7:15).

3. Examine-se regularmente para garantir se estamos adorando a Deus sinceramente com corações puros e arrependidos (Salmo 66:18; 2 Coríntios 13: 5).


----------------------------------------

Notas:

(1) Porque Adão e Eva se tornaram pecadores na queda e porque seus filhos nasceram pecadores, esse não é o quinto pecado cometido na Terra. Mas é o quinto pecado registrado nas Escrituras.

(2) Embora a explicação de Deus para os sacrifícios não esteja registrada nas Escrituras, sabemos que faz parte do caráter de Deus nos alertar sobre o pecado. Deus explicou claramente sua única regra a Adão e Eva (ou seja, não coma o fruto proibido). Deus explicou claramente seus mandamentos do Antigo Testamento e mandamentos do Novo Testamento. Assim como um bom pai, Ele nunca pune Seus filhos arbitrariamente. Veja Gênesis 4: 7 e Romanos 1: 18-19.

O sacrifício de Caim foi inferior, então, porque não era um sacrifício de sangue? Muitos acreditam que Deus rejeitou o sacrifício de Caim porque não era um sacrifício de sangue que era necessário para o perdão dos pecados (Levítico 17:11; Hebreus 9:22). As escrituras não explicam por que Deus não estava satisfeito com a oferta de Caim, mas parece provável que foi a atitude com a qual Caim fez a oferta, não a própria oferta. A palavra hebraica usada para "oferta" nesta passagem é inespecífica, e as ofertas de grãos também faziam parte das leis do Antigo Testamento (Levítico 2). É provável que Caim tenha trazido o sacrifício em uma atitude de ciúme e ódio por Abel, tornando-o indigno. Veja Mateus 5: 23-24 e Salmo 66: 18-20, que falam sobre nossas atitudes em adorar e servir a Deus.


Notas de Amor na Bíblia

Usado com Permissão de 1-Minute Bible Love Notes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ponto crucial do pecado: EU

Se alguém perguntar por que os cristãos são hipócritas, compartilhe estas 5 verdades

❤Celebre o Amor de Deus no Dia dos Namorados!!❤