Cristo Cumpri Completamente a Lei


Toda lei no Antigo Testamento tinha um propósito.

Mas alguns propósitos foram temporários.

Muitas leis do Antigo Testamento lidavam com hábitos externos, e não com problemas do coração. Essas instruções sobre dieta, sacrifícios, limpeza, rituais e observâncias de feriados não fazem parte da Nova Aliança. (1)

Jesus não aboliu essas leis. Ele os cumpriu (Mateus 5:17). (2)

Algumas pessoas se recusam a aceitar a realização de Cristo e mantêm o cumprimento da lei da Velha Aliança. (3)

Mas a maioria das pessoas simplesmente ficam confusas com as leis do Antigo Testamento. (4)

Então, vamos nos lembrar desta verdade essencial: as leis do Antigo Testamento nos mostraram que não podemos ser salvos ou transformados por leis externas (Romanos 3:20).

E vamos entender o propósito dos mandamentos do Novo Testamento: eles são instruções para andar na pureza, poder e propósitos do Espírito de Deus. Eles transformam nossos corações assim como nosso comportamento (Romanos 12: 1-2).

É importante entender essas verdades porque os ateus e os revisionistas costumam usar a confusão do Antigo Testamento para desacreditar as Escrituras. (4)

(1) Essas leis prefiguraram Cristo e nos prepararam para a Sua vinda. Veja Romanos 3:20 e Gálatas 3:24. Além das leis que Cristo cumpriu, havia leis cívicas temporárias (como instruções sobre punições por crimes / pecados) aplicadas à nação de Israel que nunca deveriam ser leis universais.

(2) Veja também: Romanos 8: 3-4, Romanos 10: 4 e Romanos 7: 4-14.

(3) As escrituras nos advertem a não julgar outros cristãos de acordo com as leis do Antigo Testamento. Veja Colossenses 2:16 e Romanos 14: 3-5.

(4) Aqui está uma maneira fácil de esclarecer a confusão sobre quais leis do Antigo Testamento eram permanentes: aquelas ordenadas no Novo Testamento se aplicam a nós hoje.

Notas de Amor na Bíblia

Usado com Permissão de 1-Minute Bible Love Notes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saia Diferente

O Segredo de José

Você é a Carta de Amor de Cristo?