O Caminho para o Inferno é Pavimentado com Boas Intenções
Na história de José, Rúben ilustra uma verdade importante.
Ele era o meio-irmão mais honrado de José:
- Rúben salvou a vida de José. Ele sugeriu que eles jogassem José em um buraco porque ele planejava resgatá-lo mais tarde. (Gênesis 37: 17-22; Gênesis 42:22).
- Rúben não participou da decisão de vender José como escravo (Gênesis 37: 29-30).
Deus usaria os maus tratos a José para o bem (Gênesis 50:20), mas os meio-irmãos de José eram totalmente responsáveis por seus pecados contra José. (1)
E Rúben também foi responsável.
Ele tinha boas intenções, mas tinha mais medo da desaprovação de seus irmãos do que da desaprovação de Deus. Ele queria fazer a coisa certa, mas ele se dobrou sob pressão.
Mais tarde em sua vida, Rúben cometeu outro pecado grave, dormindo com a concubina de seu pai (Gênesis 35:22). Fez isso porque ele tinha ferido sua consciência ao permitir os maus-tratos a José ou foi simplesmente outro exemplo de ceder à pressão, desta vez a pressão da luxúria? (2)
Rúben serve como um bom mau exemplo para nós (3).
Não é suficiente ter boas intenções. Nós devemos fazer o que é certo. (4)
----------------------
(1) Deus pode usar as ações dos homens maus para o bem, mas Ele nunca faz alguém pecar (Tiago 1:13).
(2) Quando nós repetidamente fazemos coisas contra a nossa consciência, nós "selamos" isto, significando que perdemos nossa capacidade de diferenciar entre o bem e o mal. Não sabemos se Rúben alguma vez se arrependeu genuinamente. Espero que sim, mas parece haver algumas dúvidas sobre o arrependimento deles em Gênesis.
(3) Você sabia que essas histórias do Antigo Testamento têm grande importância em nossa compreensão do pecado e da tentação? Encorajo você a ler esta passagem completa: 1 Coríntios 10: 1-13.
(4) Quando fazemos algo que sabemos ser errado, começamos por um caminho de auto-engano.
Notas de Amor na Bíblia
Usado com Permissão de 1-Minute Bible Love Notes
Comentários
Postar um comentário