Graça e Obras, Fé e Obediência


Paulo aborda uma heresia em Romanos 6 que está crescendo em popularidade hoje.

Esta heresia afirma que, uma vez que somos salvos pela graça e perdoados:

1. Nosso comportamento não importa.
2. Deus sempre está satisfeito com a gente.
3. Aqueles que enfatizam a obediência são legalistas.


O legalismo centra-se no esforço humano, enfatiza ações externas e traz escravidão. (1)

A fé enfatiza render-se a Deus para que Ele possa nos mudar de dentro para fora (Filipenses 2: 12-13). Ela traz liberdade porque é motivada pelo nosso amor por Cristo e pelo nosso desejo de agradá-Lo (Efésios 5: 8-13).

Como AW Tozer explica: "Fé e obediência são dois lados da mesma moeda e sempre são encontrados nas Escrituras".

Efésios 2: 8-9, que diz que somos salvos pela graça e não por obras, e  na mesma Bíblia que Tiago 2:17, que diz que a fé sem as obras está morta.

A melhor maneira de livrar nossas igrejas desta heresia perigosa é encorajar o estudo pessoal da Bíblia. A Escritura claramente liga graça e obras, fé e obediência (veja abaixo). Devemos nós também!

---------------------------------------


Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Mateus 7:21

Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele. João 14:21

Aquele que diz: "Eu o conheço", mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. 1 João 2:4

Os que obedecem aos seus mandamentos permanecem nele, e ele neles. Deste modo sabemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu. 1 João 3:24

Assim sabemos que amamos os filhos de Deus: amando a Deus e obedecendo aos seus mandamentos. 1 João 5:2

Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. 1 Pedro 1:2

Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé. Romanos 1:5

Nós somos testemunhas destas coisas, bem como o Espírito Santo, que Deus concedeu aos que lhe obedecem. Atos 5:32

------------

(1) O legalismo concentra-se na letra da lei, não no espírito da lei

Notas de Amor na Bíblia

Usado com Permissão de 1-Minute Bible Love Notes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ponto crucial do pecado: EU

Se alguém perguntar por que os cristãos são hipócritas, compartilhe estas 5 verdades

❤Celebre o Amor de Deus no Dia dos Namorados!!❤